Carros automáticos ainda são apenas uma pequena parcela dos veículos comercializados no Brasil (vem crescendo), portanto o mais comum é que o turista esteja acostumado com um carro com transmissão manual e embreagem.
A maioria dos veículos disponíveis nas locadoras são automáticos, portanto se isso é uma novidade, aqui estão algumas detalhes a serem considerados:
- Para ligar o carro, certifique-se que a alavanca de mudanças está em P (parking), caso contrário o veículo não liga.
- Para iniciar a locomoção do veículo, pise no pedal de freio e coloque a alavanca de mudanças em D (drive) se deseja ir para frente ou em R (rear) se quer dar ré, solte o freio de estacionamento e só então tire o pé do pedal de freio.
- Não se preocupe com a troca de marchas, ela é feita automaticamente conforme a velocidade aumenta.
- Para parar, basta pisar no freio e manter assim até o momento de seguir novamente. Se tirar o pé do pedal de freio o carro irá se locomover lentamente para frente (estando com a alavanca de mudança em D) ou para trás (estando em R).
É bem fácil de acostumar com o veículo automático, se bem que no início haverá a tentativa de troca de marcha manualmente e a procura pelo pedal da embreagem neste momento ou ao reduzir a velocidade. Não se preocupe, após algumas horas essas ações comandadas pelo subconsciente adormecerão.
Para facilitar, aqui estão as posições da alavanca de mudanças e seu significado:
- P – Parking – Coloque nesta posição após estacionar o veículo e antes de desligar o contato. Note que alguns modelos não permitem que a chave seja removida do contato se a alavanca de mudanças não estiver nesta posição.
- N – Neutral – É o nosso popular “ponto morto”, porém com o veículo ligado e atenção, NUNCA USE essa posição em uma descida (popular pegar uma bangela), pois pode danificar a caixa de transmissão, além de não economizar nada de combustível ao contrário do veículo manual.
- D – Drive – É a posição em que ao acelerar, a potencia do motor é transmitida para as rodas fazendo o veículo andar para frente.
- R – Rear – É a posição em que ao acelerar, a potencia do motor é transmitida para as rodas fazendo o veículo andar para trás.
Em alguns modelos pode haver ainda os sinais + (mais) e – (menos) que servem para troca de marchas, sendo que o sinal (+) muda a marcha para a próxima a cada toque, assim se estiver em 2ª marcha, o primeiro toque muda para 3ª marcha e o próximo toque muda para 4ª. O sinal (–) faz exatamente o mesmo, porém reduzindo as marchas.
ATENÇÃO: Com o advento dos veículos ecologicamente corretos, alguns modelos possuem a facilidade de “desligar” o motor ao parar em um sinal, porém o carro continua ligado e ao mais leve toque no pedal do acelerador o motor “liga”. Com isso, a poluição e o consumo de combustível são reduzidos.