O próximo degrau no planejamento da viagem é a contratação de um seguro viagem que cubra assistência médica, extravio de bagagem, atrasos por condições climáticas, fiança criminal (sim, criminal, pois um acidente de trânsito dependendo da situação pode ser considerado um crime), permanência forçada etc… pelo período escolhido.
DICA: Em geral as empresas de cartão de crédito possuem este tipo de seguro associado a compra das passagens aéreas com o referido cartão. Verifique com a sua administradora de cartões quais as coberturas você terá direito e analise se elas atendem as suas necessidades. Compare com uma cotação de uma empresa especializada para ver as diferenças das coberturas e então decidir qual contratar.
Tenha em mente que seguro é algo que sempre pagamos para nunca utilizarmos em nenhuma situação. Se decidir por usar o seguro de uma empresa especializada, não necessariamente você necessita contratar o mais caro, mas sim o que melhor atende a sua necessidade.
Principalmente a cobertura de atendimento médico/hospitalar é muito importante e deve ser de um valor significante, pois, os custos de atendimento médico são muito caros nos Estados Unidos.
Para um simples passo em falso que resulte em uma torção do pé, dependendo da extensão do problema, o custo do atendimento pode ficar perto de US$ 3.000.
Conheço pessoas que tiveram problemas graves de saúde como um infarto leve que o obrigou a ficar 5 dias hospitalizado sendo 2 deles em UTI. Neste caso o custo não sairia menos do que uns US$ 40.000.
Esteja atento para entender detalhadamente quais os custos e como é feito a cobertura se for utilizar o seguro do cartão de crédito.
ATENÇÃO: Verifique na apólice no item Condições Gerais as opções de solicitação de atendimento e SEMPRE entre em contato com a seguradora antes de ir para qualquer hospital. É claro que se as condições do momento não permitirem o contato momentâneo, procure por assistência e assim que possível entre em contato para relatar o ocorrido.
Ao escolher um seguro, entenda que além dos custos com despesas hospitalares, odontológicas, fisioterápicas e farmacêuticas, o seguro deve cobrir custos com a logística da viagem como atrasos de voos, bagagem extraviada ou atrasada, cancelamento do voo, regresso antecipado por problemas familiares graves, perda de documentos, etc… além de coberturas para caso de morte.
Se for praticar algum tipo de esporte (esqui, snowboard, escalada, mergulho, etc…) avise a empresa e busque um seguro que tenha coberturas para essas práticas de esportes, caso contrário, em caso de sinistro não obterá cobertura. Maiores de 70 anos e grávidas também costumam ter preços diferenciados.
O período coberto deve iniciar no dia do embarque até o dia de retorno ao Brasil.
DICA: O que recomendo é que a data de retorno informada seja até 2 dias após a data de retorno efetiva. Desta forma, apesar de ter um custo a mais, em caso de algum problema como cancelamento de voo, mal tempo etc… o viajante estará coberto.
Para uma viagem aos Estados Unidos não é obrigatório a contratação de um seguro, mas lembre-se que acidentes acontecem, e pagamos seguros para nunca os usar, pois significa que algo não planejado ocorreu.
Fique atento para as diferenças entre os 2 tipos de Seguros:
ASSISTÊNCIA: Nesta situação todo o custo é arcado pela seguradora dentro dos limites contratados. Em geral no contrato há o número telefônico que deve ser contatado para iniciar o atendimento. O atendimento irá indicar – quando disponível – um local para o qual o segurado deve se ir (se puder) ou um médico virá até ele. Pode ser mais ágil e o correto é que não haja custo adicional para o viajante nem a necessidade de reembolso. O fluxo básico para esta modalidade é:
Ligar para central => Central informa onde ir ou o médico irá até o local => O segurado é atendido => Não paga nada.
REEMBOLSO: O viajante escolhe o lugar onde quer ser atendido por conta própria e paga todas as despesas do próprio bolso e depois solicita o reembolso dentro dos limites contratados. É mais burocrático, pois implica em guardar todos os comprovantes, laudos, notas fiscais etc… Sem esses documentos você não consegue solicitar o seu reembolso. O fluxo básico então é o seguinte:
Vai ao médico => Paga os custos => Guarda nota e laudos => Solicita reembolso => Recebe reembolso.
Contatando a Seguradora antes de ir à um médico/hospital/clínica, diminui a possibilidade de utilizar um atendimento particular que necessite de reembolso posteriormente. Como as despesas serão exclusivamente da Seguradora em caso de assistência, a seguradora tentará ao máximo direcionar à sua rede credenciada de médicos/hospitais/clínicas.
Caso esse direcionamento não seja possível, e seja necessário arcar com as despesas, não se preocupe, assim que acabar a viagem, poderá solicitar o reembolso das despesas a Seguradora. Muitas pessoas se preocupam e não gostam da opção reembolso, mas é importante saber que o reembolso não é ruim. O viajante está recebendo de volta pelo custo que teve de um serviço contratado só que de uma outra forma que não seja pela assistência.
Mesmo com o seguro viagem contratado, tenha uma reserva ou um cartão de crédito disponível para emergências e imprevistos. Nenhuma empresa, por mais que tente ser 100% eficaz no atendimento, poderá falhar e diante de um momento delicado e eventualmente estressante, a situação tem que ser resolvida rapidamente.
Sempre informe os dados dos usuários corretamente ao contratar o seguro e confira quando receber a apólice. Dados incorretos podem causar demora no atendimento e até não atendimento.
Para maiores informações sobre coberturas e valores oferecidas procure o web site da empresa de seguros escolhida.