Uma viagem implica no transporte de bagagem, sejam malas grandes ou pequenas, então atenção especial deve ser dada a quantidade, tipo e peso delas. Cada empresa aérea possui regras específicas para bagagens despachadas, porém o que é comum entre todas, é de que a quantidade e peso definidos para o voo entre o Brasil e os Estados Unidos são válidos para os voos internos dentro dos Estados Unidos, desde que TODOS os trechos da viagem estejam sob um mesmo registro localizador.
CUIDADO: Companhias low cost em geral cobram pela bagagem despachada e algumas tem também restrição a quantidade e peso.
Dimensões e Franquia
Assim, se o seu voo entre GRU/DFW dá direito na classe econômica a franquia de 02 malas de 23Kgs cada uma sem custo adicional, essa franquia vale também para o trecho DFW/LAS desde que este trecho, seja efetuado pela mesma empresa aérea do trajeto GRU/DFW e esteja registrado no mesmo localizador. Este é apenas um exemplo. Para informações atualizadas verifique com a cia aérea.
Outro detalhe é que as franquias de peso e quantidade variam conforme a classe do seu voo. Em geral, voos na classe econômica, dão direito a franquia de 02 malas de 23 kgs cada. Se a classe do voo é a executiva, algumas companhias aéreas permitem a franquia de 02 malas de até 32 kgs cada. Se você voa em 1ª classe, a quantidade aumenta para 03 malas de 32 kgs cada. Para qualquer das classes a dimensão máxima é de 158 cm lineares. Novamente, confirme a informação com a cia aérea.
DICA: No caso de excesso de peso, é necessário entender as regras de bagagem da empresa aérea, para saber o que é mais econômico, pagar por quilos adicionais ou pagar por uma bagagem adicional.
Assim, sempre é recomendado ter uma balança portátil para verificar o peso de cada mala antes de chegar ao aeroporto e decidir se paga pelo excesso ou por bagagem extra.
PERIGO: Desnecessário dizer que jamais aceite transportar bagagem de qualquer pessoa, mesmo que esteja no mesmo voo. Legalmente, uma vez que a empresa aérea etiqueta a bagagem e associa ao seu nome e localizador, ela passa legalmente a ser de sua responsabilidade.
Raio X
Tenha em mente que TODAS as bagagens despachadas são passadas pelo raio X tanto na ida quanto na volta. Esta atividade esta relacionada com a segurança do voo. É claro que no de discrepância entre as declarações de bagagem fornecidas no momento do Check In (a respeito de itens proibidos) e o conteúdo (legal ou ilegal) apresentado no Raio X, você será chamado para dar explicações e muito provavelmente irá perder o voo.
Sempre procure informações a respeito de bagagem no web site da empresa aérea antes de chegar ao aeroporto. Se houver na bagagem despachada itens de valor, declare o valor dos bens transportados ainda no check-in.
Certos itens, são definitivamente proibidos. Outros, principalmente produtos não industrializados (comidas, frutas, doces, vegetais etc…) permitem o transporte desde que possuam certificados fitossanitários.
DICA: Evite levar na bagagem de mão ou despachada frutas, vegetais, carne in-natura ou comida fresca. Não é permitido o ingresso no território norte americano com este tipo de material. Isso poderá atrasar a sua passagem pela Alfandega.
Outras Bagagens
Bagagens fora do padrão (bicicletas, cadeiras de rodas, pranchas de surf etc…) em geral são consideradas como carga, e sofrem um processo de despacho diferente do convencional efetuado para malas. Para isso, se for o caso, chegue bem mais cedo do que as três horas sugeridas para um voo internacional e procure o setor de cargas da empresa aérea.
Identifique a sua bagagem com fitas coloridas ou outro tipo de personalização, pois assim será mais fácil identificar visualmente a sua. Muitas malas são iguais ou muito parecidas em cor e tamanho.
Para uma viagem internacional é importante ter uma BAGAGEM DE MÃO com alguns itens mais delicados e até estratégicos.