Para viajar e ingressar nos Estados Unidos, é necessário possuir além do passaporte válido, um Visto de Não Imigrante Norte Americano, documento este que permitirá ao viajante que se candidate a adentrar ao território dos Estados Unidos legalmente. Existem atualmente 65 diferentes tipos de Visto Norte Americano, cada um voltado para atividades e funções específicas.
Tipo de Visto
Se você já possui um Visto de Não Imigrante válido Tipos B1 ou B2 ou B1/B2, mesmo que esteja em um passaporte antigo (vencido) não é necessário obter um novo visto. Assim você pode ir para o próximo tópico. (Carteira Nacional de Habilitação).
A menos que o tipo de visto que está válido no passaporte não seja condizente com uma viagem de turismo, você necessitará obter um novo visto de turista. Por exemplo, o seu passaporte possui um visto válido tipo F1, que é um visto temporário para estudantes que foram aceitos ou estão matriculados em uma escola nos Estados Unidos. Assim se por qualquer motivo, a sua viagem é turística, o Oficial de Imigração pode barrar a sua entrada pois não haverá como comprovar que o visitante esta matriculado em uma escola.
Passaporte de Outra Nacionalidade
Se você possui um passaporte de outro país que não o Brasil, pode ser que, se este passaporte for utilizado para adentrar aos Estados Unidos, não seja necessário visto, pelo fato do país emitente participar do Programa de Isenção de Visto Americano (Visa Waiver Program ou VWP).
ATENÇÃO: Há relatos de problemas durante o processo de Imigração na chegada aos Estados Unidos de brasileiros que possuem passaporte de outro país (dupla cidadania) e um passaporte brasileiro com visto de não imigrante. Aparentemente isso é causado por uma informação conflitante no sistema, entre um visto válido e um passaporte de cidadania que não requer visto (VWP). Sua entrada não será barrada, mas obrigatoriamente será necessário passar pelo Oficial de Imigração.
Levando em consideração que a maioria dos viajantes não possui dupla cidadania nem possuem algum tipo de outro visto válido, vamos seguir com o processo de obtenção de Visto de Não Imigrante para uma viagem de lazer. Este visto demora em média em situações normais, cerca de 15 dias úteis. Este prazo pode variar por situações diversas. Fique atento para o fato de que, a Embaixada e os Consulados respeitam os feriados nacionais dos 2 países, portanto podem estar fechados em dias normais aqui no Brasil, pois é um feriado nacional nos Estados Unidos.
Como Conseguir o Visto
Para iniciar o processo de obtenção de Visto de Não Imigrante, acesse o web site oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Aqui estão todas as informações e procedimentos a serem seguidos para iniciar o processo de obtenção do visto. O Visto de Não Imigrante para uma viagem de turismo a ser solicitado é o Tipo B. Existem duas classificações distintas, a saber:
- B1 é o tipo de visto que permite a participação em reuniões comerciais, congressos, feiras, convenções, conferências e similares. Todas as atividades NÃO PODEM GERAR NENHUM TIPO DE REMUNERAÇÃO para o visitante. Ele permite que o possuidor seja um palestrante em um congresso ou em uma conferência desde que ele não seja remunerado por isso. Também pode participar da assinatura de contratos comerciais, representando empresas.
- B2 é o tipo de visto que possibilita a viagem a turismo, lazer, visita a amigos ou parentes, tratamento médico, atividades esportivas e musicais desde que NÃO REMUNERADAS, atividades sociais e de estudos por período de até 30 dias (cursos de férias).
O visto B2 não permite que o portador participe das atividades listadas no visto tipo B1. A emissão de vistos Tipo B permitem a estadia de até seis meses nos Estados Unidos, sendo este prazo determinado pelo Oficial de Imigração no momento da entrada nos Estados Unidos.
Entrevista Consular
A elegibilidade para o programa de “Isenção de Entrevista” será determinada no momento em que o solicitante inicia o processo de agendamento. A determinação será definida em relação as respostas informadas aos critérios de qualificação.
Em geral, para idades entre 1-13 anos não é necessária entrevista, sendo praticamente obrigatória para idades entre 14 e 79 anos e podendo ser dispensada para quem tem mais de 80 anos de idade.
Solicitantes de uma determinada faixa etária ou aqueles que estejam renovando um Visto Americano anterior, podem ser elegíveis a solicitar um Visto sem a necessidade de comparecer a uma entrevista Consular conforme situação descrita a seguir:
- Brasileiros residentes no Brasil, solicitando renovação de visto B1/B2 (negócios/turismo) pela primeira vez, com idade inferior a 14 anos ou igual ou superior a 80 anos, que nunca tiveram um pedido de visto recusado, em geral não necessitam agendar entrevista no Consulado ou Embaixada. Entretanto, apesar de não precisarem coletar as impressões digitais, deverão realizar um agendamento para o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para a entrega da documentação.
- Solicitantes com passaportes roubados ou perdidos mesmo que se enquadrem na regra descrita anteriormente não se qualificam para isenção de entrevista, a menos que eles tenham recebido um outro visto desde que o passaporte foi perdido/furtado.
- Lembre-se que a seção consular se reserva ao direito de chamar os solicitantes para uma entrevista, caso julgue necessário, mesmo que cumpram os requisitos descritos.
Não acredite em terceiros que prometem garantia na obtenção do visto, formas de acelerar o processo, etc…, uma vez que o processo é definido pelo perfil apresentado pelo interessado e as normas do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Já soube de pessoas que tiveram o visto negado porque o terceiro preencheu errado dados no formulário DS-160.
Locais – Embaixada/Consulados/CASV
Os locais disponíveis para agendamento para obtenção do Visto são as cidades de Brasília (Embaixada) e São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife (Consulados).
A presença física do interessado é necessária devido a coleta de dados biométricos, que é feita no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). O processo possui agendamento para cada uma das fases, coleta dos dados biométricos e se necessário para a entrevista consular, o que facilita todo o planejamento.
Os vistos são válidos para entrar nos Estados Unidos até e incluindo a data de expiração do visto. Não há necessidade de renovar o visto 06 meses antes da expiração para viajar, porém assim como o passaporte, sempre é bom ter uma folga para qualquer eventualidade.
ATENÇÃO: Por razões de segurança, solicitantes de visto não são autorizados a entrar na Embaixada ou nos Consulados com telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos (incluindo, entre outros, smartwatches, dispositivos de monitoramento de atividades, como fitbits, tablets, laptops, e outros dispositivos de gravação). Bolsas (com exceção de uma bolsa pequena ou equivalente), também não são permitidas. Todos os visitantes e itens estão sujeitos a uma vistoria completa. A Embaixada e os Consulados não possuem local para armazenar tais itens. Recomendamos que não tragam tais itens quando comparecerem à Embaixada ou aos Consulados. Estas recomendações se devem ao fato de que estes locais são considerados área de segurança nacional do Estados Unidos.
Custo
O valor a ser pago para obter o visto Tipo B1/B2 é de US$ 160.00 em Janeiro/2020 que são convertidos em Reais pelo valor da paridade cambial do dia da solicitação e não é reembolsável no caso de não conseguir o visto desejado (Visto negado).
A taxa pode ser paga com cartão de crédito pelo site de agendamento de entrevista ou por telefone local do Call Center. O solicitante também poderá optar por pagar por boleto bancário em qualquer banco, devendo imprimir o boleto a partir do site de atendimento. O boleto conterá um número único MRV e o valor da taxa do visto.
É necessário guardar o recibo do boleto após efetuado o pagamento para programar seus agendamentos. Não haverá mais nenhuma taxa adicional para agendamento ou para envio do passaporte. Lembre-se de trazer seu recibo de pagamento da taxa de solicitação de visto quando for ao CASV para a coleta das suas impressões digitais e foto.
ATENÇÃO: Para preenchimento eletrônico do formulário DS-160, sugiro que utilize um browser padrão como o Internet Explorer 11 ou Microsoft Edge ou superior, Google Chrome 58 ou superior. Firefox e Safari não são suportados em Fev/2020.
Validade
Atualmente o Visto de Não Imigrante tem a validade de 10 anos. Caso seu passaporte expire antes da data de expiração do visto, você tem duas opções, tirar um novo visto com o novo passaporte seguindo o mesmo tramite já descrito. A outra opção é viajar com ambos os passaportes, o vencido, mas com o visto ainda válido e o novo passaporte válido, apresentando ambos ao Oficial de Imigração.
Visto Negado
No caso de ter o visto negado, o solicitante pode optar por reiniciar o processo, mas será necessário enviar uma nova solicitação, pagar uma nova taxa, agendar uma nova entrevista e fornecer informações concretas sobre a mudança das circunstâncias desde o pedido inicial de solicitação do visto.
Não há um período mínimo de dias para reiniciar o processo. Porém esteja atento que logicamente em 30 dias não haverá uma mudança significativa nas informações fornecidas anteriormente, a menos que tenha havido algum erro no preenchimento anterior.
Não acredite em opiniões diversas que falam sobre negativas de visto ou respostas corretas para fornecer na entrevista. Na web há muitos especialistas que podem estar com informações desatualizadas ou baseiam as informações em situações específicas ou procedimentos errados.
Outras Informações
ATENÇÃO: Tanto no preenchimento do formulário DS-160 quanto nas respostas na entrevista, NÃO MINTA OU OMITA informações, pois isso pode fazer com que o visto seja negado. Responda apenas o que for perguntado de forma simples, direta e educada.
Não se sabe quais são os procedimentos de investigação da veracidade sobre as informações que você forneceu nos formulários e na entrevista, e hoje com o advento da internet, redes sociais etc…, tudo pode ser pesquisado facilmente. Por exemplo, informar no formulário de obtenção do visto (DS-160) que é casado(a), quando na realidade vive em união estável, esta é uma situação diferente legalmente e assim por diante.
De uma forma geral, deve-se comprovar vínculos com o Brasil, ou seja, que realmente passe ao Oficial Consular a ideia de que vai fazer turismo por lá e vai voltar e que você possui suporte financeiro para efetuar a viagem.
LENDA: É lenda a informação de que ter uma passagem de ida e volta e reserva de hotel emitida são fatores determinantes para garantir a obtenção do visto ou garantir a entrada nos Estados Unidos.
Na realidade, pode até haver um prejuízo com a emissão das passagens e reservas de hospedagem antes de ter o Visto Americano aprovado, pois se necessitar cancelar a passagem (por ter o Visto negado) e solicitar o reembolso do valor das passagens (se for possível, pois existem tarifas mais baixas que não permitem a solicitação de reembolso), em geral as companhias aéreas cobram cerca de US$ 300.00 a serem descontados do valor a ser reembolsado. Reservas de hotel podem ou não serem reembolsáveis.
Outro detalhe é que não existem COTAS de vistos aprovados ou negados, ou outros boatos espalhados pela web. Não acredite em vídeos ou blogs que dão dicas infalíveis para obtenção de visto norte americano.
Canal Oficial
Existe um canal da Embaixada dos Estados Unidos no YouTube que trata especificamente sobre dicas relacionadas a obtenção do visto. Ao contrário de muitos outros canais e sites disponíveis na web, este é um canal oficial, portanto com credibilidade. Visite o canal Perguntas sobre Vistos para os Estados Unidos no YouTube. Este também é um canal oficial da Representação Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, portanto são as informações mais corretas a respeito da obtenção do visto. Todas as informações legais e confiáveis assim como os procedimentos a serem seguidos estão na página da Embaixada dos Estados Unidos.
Agora é hora de iniciar o processo de obtenção do visto antes de seguir para o próximo item no planejamento da viagem. Fique calmo e boa sorte!
Depois do Visto USA, vamos tratar sobre como dirigir nos USA usando a CARTEIRA DE HABILITAÇÃO Brasileira.