Sim, este é um ponto importante no processo de escolha de datas. Tenha em mente, que uma vez que vivemos no Brasil, ir para Las Vegas significa mudar de hemisfério (sul => norte), o que implica em algumas diferenças, como por exemplo as estações do ano. Enquanto no Brasil é verão, nos Estados Unidos será inverno e vice-versa.
No gráfico acima, temos as temperaturas médias, a quantidade de chuva (rainfall) e a quantidade de horas de sol em Las Vegas em cada mês do ano.
Verão (Junho-Setembro)
A média anual histórica de dias de sol em Las Vegas é de 320 dias. Os dias que vão da 2ª metade de Junho, Julho, Agosto e 1ª metade de Setembro são os mais quentes. Para ter uma ideia, imagine que você está passando ao lado do motor de um ônibus ligado a mais de 4 horas ou está com um secador de cabelo de 1000W ligado sobre você.
O clima é seco, o que afeta os olhos, a pele, a respiração, porém é um calor que não faz você suar, fazendo com que seja mais fácil aguentar esta temperatura em Las Vegas do que outros locais.
DICA: Hidratação se faz necessária o tempo todo. Beba muita água e use protetor solar.
Durante o verão é comum a temperatura na cidade chegar a 45C (113F) durante o dia caindo para 30C (86F) durante a noite. Todos os ambientes internos possuem refrigeração artificial o que tornam possível a visita a cidade nesta época do ano. Assim pessoas que tem problemas com ar condicionado devem estar preparadas para este tipo de choque térmico.
Ainda nesta mesma época do ano anoitece tarde, sendo comum em Julho/Agosto o anoitecer por volta das 8:00pm, o que facilita as atividades ao ar livre. São os meses com as melhores Pool Parties nos hotéis espalhados pela Strip.
Inverno (Dezembro-Março)
Em determinadas partes dos Estados Unidos, o inverno é bem rigoroso, o que poderá comprometer a viagem e alguns pontos a serem visitados, por ter a atração ou as estradas fechadas. Lembre-se também que o transporte aéreo pode ser afetado pelas condições climáticas gerando atrasos e eventuais cancelamentos de voos.
Para saber das condições das estradas nos estados próximos clique no estado desejado: NEVADA, ARIZONA, UTAH e CALIFÓRNIA.
Neve em Las Vegas
ATENÇÃO: Dirigir um veículo na neve é algo que a grande maioria dos brasileiros não tem experiência. E acredite, é tenso e complicado além de perigoso. “Black Ice” é comum nas estradas e todo cuidado é pouco. Veja o item DIRIGIR NA NEVE para maiores informações.
Assim na 2ª metade de Novembro e pelos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, faz frio, chegando a temperaturas entre 2C (35,6F) e 7C (44,6F) durante a noite e entre 15C (59F) e 20C (68F) durante o dia. Novamente, hidratação constante é necessária pois apesar do frio, a umidade relativa do ar é muito baixa.
Na cidade de Las Vegas é raro nevar, a última vez que isso aconteceu foi em Fevereiro/2019, porém a cerca de 45 minutos de carro é possível chegar às estações de esqui de Mount Charleston e Lee Canyon.
A partir da segunda metade de Novembro e os meses de Dezembro, Janeiro e a primeira metade de Fevereiro anoitece cedo, por volta das 4:30pm, portanto fique atento para passeios em ambientes naturais.
Nos meses restantes (Março, Abril, Maio e Outubro) o clima é mais ameno e agradável, sendo os melhores meses para atividades ao ar livre.
Cuidados com Saúde
Leve em consideração de que no verão no Grand Canyon West Rim (2:30h de carro a partir de Las Vegas) a temperatura pode chegar a 48C (118,4F) e no inverno pode até nevar, inclusive fechando a rodovia I-93. Já no Death Valley National Park (1:45h de carro), no verão pode chegar a 50C (122F) e cair para 5C (41F) ou menos no inverno.
Las Vegas fica localizada em uma ponta do deserto de Mojave, então considere que o clima do deserto é bem hostil tanto no verão quanto no inverno, além de que durante a maior parte do ano a umidade relativa do ar fica abaixo de 18%, o que pode causar vários tipos de desconforto e mal-estar. Essa umidade relativa baixa causa muita estática, o que é sentido através de pequenos choques ao se tocar qualquer objeto e até outras pessoas.
Mesmo tendo uma média histórica de 320 dias de Sol durante o ano, os meses de Fevereiro e Agosto possuem um índice pluviométrico acima da média, chegando a 13% contra a média de 6-7% no restante do ano.
DICA: Nestes meses ocorrem as “Flash Floods” que são chuvas rápidas e muito intensas (muito parecidas com a famosas “chuvas de verão” no Brasil), que via de regra causam enchentes e atrapalham muito com fechamento de ruas e avenidas e podendo causar deslizamentos em estradas. Os meses de Maio e Junho são os mais secos com menos de 1% de precipitação.
Uma vez que o item clima está esclarecido, temos ainda que verificar quais os EVENTOS que acontecerão na cidade no período escolhido.