Uma opção que tem crescido entre os viajantes é o uso de um chip pré-pago de uma operadora norte americana, o que evita as surpresas. O chip pode ser comprado online ou em pontos de venda, agências de turismo e até em aeroportos ainda no Brasil.
A principal vantagem é evitar as surpresas com a conta de celular caso utilize a facilidade de roaming da operadora para dados e voz.
Uma desvantagem é que o seu número de celular vai mudar temporariamente, recebendo um número americano, afetando as ligações e envio de SMS.
Suas contas nas redes sociais não serão afetadas, assim sua conta de Whats App, Instagram e Facebook continuarão com o acesso normal como se não houvesse troca do chip.
Em geral logo após a decolagem do Brasil, efetue a troca do chip brasileiro pelo novo chip internacional que irá acompanha-lo até o seu retorno. Guarde o chip retirado (operadora brasileira) para que no seu retorno, seja feita a operação inversa.
O Chip internacional tem em geral dois tipos de plano apenas:
DATA PLAN: é um plano de dados apenas que permite o acesso à internet e suas facilidades. Em geral é o mais barato.
VOICE DATA PLAN: é o plano que além de acesso à internet permite também fazer e receber ligações e SMS.
Logo após religar o aparelho após a troca do chip, ao entrar pela 1ª vez no aplicativo Whats App aparecera uma mensagem informando que houve uma troca do número e se deseja alterar o número telefônico. Para manter a sua lista de contatos intacta, responda NÃO e tudo ficará como antes, com o chip original (Brasileiro).
Existem inúmeras empresas que prestam este serviço no Brasil. Neste caso, o chip é entregue antes do seu embarque no Brasil.
A opção pode ser a compra em uma loja de operadora americana logo após a chegada, mas será necessário procurar uma loja física. Verifique o plano que irá contratar se não há queda de velocidade após a franquia de tráfego diária.
DICA: Se a opção for a troca do chip, não esqueça de levar a chave que abre a gaveta do chip no seu celular. Se esqueceu, pode usar um clip de papel ou até mesmo um brinco feminino.
Desta forma, ao chegar em território americano, já poderá efetuar ligações, usar a internet, acessar redes sociais etc…
Antes de decidir qual chip de operadora norte americana adquirir ainda no Brasil (não compre no aeroporto pois o custo é muito alto), pesquise sobre a compatibilidade do seu aparelho celular e a operadora do chip que está adquirindo.
Tenha em mente de que existem apenas 04 operadoras de telefonia celular nos Estados Unidos (AT&T, Verizon, Sprint e T-Mobile) e que existem empresas que vendem chips self branded, mas não possuem infraestrutura de rede, alugando o uso das redes das quatro empresas citadas.
Com advento da tecnologia 5G, que deverá estar disponível para uso no 2º semestre de 2020, as operadoras americanas estão descontinuando o uso de certas frequências usadas na tecnologia G2 e G3, o que pode fazer com que o chip americano não funcione em alguns modelos de celulares comercializados no Brasil. Algumas frequências homologadas pela Anatel, são compatíveis com alguns países do leste europeu e estas frequências não são utilizadas nos Estados Unidos.
Para maiores informações sobre custos, cobertura, franquia etc… entre em contato com a empresa escolhida para fornecer o chip.