Menu fechado

Imigração

Neste aeroporto, independente qual seja, é o primeiro localizado nos Estados Unidos, portanto o viajante obrigatoriamente terá que passar pela U.S. Customs and Border Protection (CBP)que é o órgão do governo responsável pelo controle de Imigração e pela Alfândega que são coisas diferentes, mas muito importantes.

Este é um vídeo oficial do CBP sobre como proceder na Imigração e Alfandega em qualquer aeroporto internacional nos Estados Unidos.

https://www.cbp.gov/newsroom/video-gallery/2015/01/youve-arrived

Antes do avião pousar, os atendentes podem entregar um formulário de imigração, o I-94. Com a modernização dos procedimentos de controle de Imigração já adotado por alguns aeroportos nos Estados Unidos, pode ser que o formulário não seja distribuído. Não se preocupe com isso então. Os seguintes aeroportos que podem ser utilizados por brasileiros para chegar aos Estados Unidos e já implantaram e operam o Automated Passport Control (APC):

  • Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport (ATL)
  • Boston Logan International Airport (BOS)
  • Chicago O’Hare International Airport (ORD)
  • Dallas/Fort Worth International Airport (DFW)
  • Detroit Metropolitan Wayne County Airport (DTW)
  • Fort Lauderdale-Hollywood International Airport (FLL)
  • Houston George Bush Intercontinental Airport (IAH)
  • Las Vegas McCarran International Airport (LAS)
  • Los Angeles International Airport (LAX)
  • Miami International Airport (MIA)
  • New York – John F. Kennedy International Airport (JFK)
  • Newark Liberty International Airport (EWR)
  • Orlando International Airport (MCO)
  • Washington Dulles International Airport (IAD)
  • William P. Hobby International Airport (HOU)

Saindo do avião, desligue seus aparelhos eletrônicos e mantenha eles guardados. Da porta do avião até após passar pela porta que dá acesso ao salão externo do aeroporto, todos os locais são considerados como uma Área de Segurança Nacional dos Estados Unidos, com rígidas regras de segurança, onde é proibido fumar e comer, mesmo coisas trazidas da aeronave. Evite conversas em tom elevado e risadas, assim como comentários jocosos.

CUIDADO! O ambiente é totalmente monitorado e a segurança é rígida, assim se estiver de boné, tire. Se estiver de agasalho com capuz não use. Não fale ao celular, não faça Lives, Snaps, Selfies, Instagram, Facebook ou fotografe e/ou filme nesta área. 

Ao sair da aeronave, siga as placas (e o fluxo) que indicam o caminho para a área de Imigração. O fato de ter um Passaporte e ter um Visto válidos ainda não significa que você irá adentrar aos Estados Unidos.

Se tiver que ir ao banheiro, faça isso antes de entrar na fila da Imigração, pois certamente vai gastar pelo menos uma hora no processo todo.

Não se preocupe com sua bagagem despachada, pois ela vai estar na esteira referente ao seu voo.

Controle de Passaportes Automatizado

Ao chegar ao salão onde estão localizados os totens do APC (Automated Passport Control) e os guichês de Imigração siga as indicações que indicam Non-U.S. Citizens. Quem já visitou o Estados Unidos pelo menos uma vez desde 2008 ou viaja com visto B1/B2 ou D pode fazer o processo por meio dos quiosques.

Além de serem mais práticos, os totens possuem a opção de língua portuguesa para as informações a serem fornecidas. A utilização do totem dispensa o preenchimento do formulário I-94 (caso tenha sido distribuído). Todas os dados e respostas serão inseridos através de um monitor touch screen.

Se ao final do processo o cartão emitido pelo APC (Automated Passport Control) NÃO TIVER UM “X” sobre a foto do viajante, Bem-Vindo aos Estados Unidos, guarde seus documentos e siga para retirar a sua bagagem e passar pela Alfandega.

Se o “X” aparecer, ou caso o sistema APC não estiver disponível, será necessário passar por um guichê junto a um Oficial de Imigração. O viajante deve se dirigir para a fila com seu passaporte, o formulário I-94 e o cartão emitido pelo totem do APC (se for o caso).

Calma, o fato de aparecer o “X” não significa problema grave. Em geral há alguma discrepância em algum registro, nomes comuns, homônimos etc…

EXPERIÊNCIA: Desde que foi implantado, todas as vezes que passei pelo APC, sai com o “X” no cartão. A informação dada pelo Oficial de Imigração a minha pergunta do motivo, é que no passaporte tenho DOIS sobrenomes e no registro original do visto (1º visto) tenho apenas o último. No visto atual constam os DOIS sobrenomes, por isso o sistema se atrapalha quando compara o registro armazenado e o que consta no passaporte e no visto.

Se o viajante está em um grupo, cada membro do grupo passa individualmente pela imigração para preservar a privacidade das informações, já familiares e cônjuges passam juntos. Amigos/as, namorados/as ou qualquer pessoa sem parentesco devem passar sozinhos pela Imigração. Neste caso avise que a outra pessoa está na fila ou em outro guichê.

Não avance para um guichê sem ser chamado. Aguarde na linha amarela de segurança. Em geral há orientadores de filas que podem tirar dúvidas e também coordenam a movimentação entre os guichês.

Chegando a sua vez, entregue ao Oficial de Imigração o passaporte (ou passaportes) e o formulário I-94. Ele fará a verificação dos documentos com o sistema e poderá formular algumas perguntas em inglês como:

  • Qual o propósito da sua viagem aos Estados Unidos?
  • Por quanto tempo vai ficar nos Estados Unidos?
  • Onde vai ficar hospedado?
  • Se está viajando com alguém?
  • Qual a sua profissão?
  • Quando foi a última vez que esteve nos Estados Unidos?
  • Quantos dólares está transportando?
  • Tem algum amigo ou familiar que more nos Estados Unidos?

Mantenha a calma e de respostas simples, diretas, cordiais e não minta. Apresente apenas qualquer documento quando e que seja solicitado. Caso não entenda algo, peça para repetir ou solicitar um tradutor. Apesar de não ser obrigatório, mantenha copias impressas das reservas de hotel, passagem de volta, comprovante de compra de moeda, reserva de passeios etc… a mão.

Este processo dura em geral cerca de cinco minutos quando tudo está correto.

O Oficial de Imigração irá orientar a coletar as impressões digitais do viajante e uma foto (se estiver de óculos, retire).

O Oficial de Imigração é soberano e é quem tem a palavra final sobre permitir ou não a sua entrada nos Estados Unidos. O fato de portar um passaporte e visto válidos NÃO GARANTEM a autorização de entrada, por isso respeite a autoridade dele, não faça gracinhas ou risinhos ou piadas.

Uma vez que tudo deu certo, o Oficial de Imigração vai carimbar o seu Passaporte e anotar o dia e mês em que você está autorizado a permanecer nos ESTADOS UNIDOS legalmente. O tempo de permissão varia de caso a caso.

Bem-vindo aos Estados Unidos!

EXPERIÊNCIA: Em geral ganho carimbos com seis meses de estadia, mas já ganhei carimbos de trinta dias. No caso de autorizações de seis meses já voltei a entrar nos Estados Unidos antes de expirar os seis meses iniciais. O Oficial de Imigração até notou isso e comentou e me deu mais seis meses.

Guarde o passaporte e siga para a saída. Não permaneça esperando alguém no corredor de saída da sala de imigração, pois qualquer atitude suspeita pode causar problemas. Agende o encontro do pessoal no local de retirada das bagagens.