Este parque fica localizado ao nordeste de Las Vegas a cerca de 2:30 hs de viagem de carro e vale a visita pela incrível beleza do arenito e da rocha vermelha. No caminho passe pelo deslumbrante Virgin River e pelas belas falésias vermelhas de St. George, Utah, até as magníficas torres de rocha.
O parque recebeu este nome porque os primeiros colonos do Utah que eram mórmons acharam que tinham finalmente descoberto a Terra Prometida quando chegaram a este vale. Ele tem uma área total de 593 km2, sendo que o seu principal componente é o Zion Canyon com 24 km de extensão e 800 metros de altura. Localizado na confluência do Planalto do Colorado com a Grande Bacia do Nevada e o Deserto de Mojave, tem uma geografia única e uma variedade de ecossistemas que proporcionam a existência invulgar de plantas e animais muito diversos.
Existem 289 espécies de pássaros, 75 mamíferos (incluindo 19 espécies de morcegos), 32 répteis e várias espécies de plantas habitam as quatro zonas de vivência do parque que se dividem em zona do deserto, zona ripária, zona do bosque, e floresta temperada.
ATENÇÃO: Durante os meses mais frios as temperaturas costumam cair para mais de -10C durante a noite com neve abundante.
Há alojamentos disponíveis no Zion Lodge, localizado a meio caminho do Zion Canyon. Três acampamentos estão disponíveis: South Camp e Watchman, no extremo sul do parque, e um local primitivo em Lava Point, no meio do parque, na Kolob Terrace Road. Para pernoitar acampado é necessário permissão.
Para mais informações a respeito do parque, clique aqui para acesso ao site oficial.