O local onde esta localizada a cerca de1 hora de carro de Las Vegas e é um dos locais favoritos hoje para matrimônios e renovação de votos a céu aberto. Os cenários são diversos e fazem a alegria de fotógrafos e produtores de vídeo. A região recebeu o nome de Eldorado em 1775 quando os espanhóis fizeram as primeiras descobertas de ouro na área onde fica o Eldorado Canyon. A cidade foi um dos primeiros locais de maior mineração durante a corrida do ouro e prata por volta de 1859.
PERIGO: Não há postos de combustível em Nelson, nem nos arredores, os mais próximos ficam em Boulder a 40 km em direção a Las Vegas (retorno) ou a 62 km em Searchlight na US-95 em direção ao Sul. Portanto verifique o veiculo antes de sair de Las Vegas. Lembre-se de levar agua para beber e algo para comer pois na estrada não há praticamente nada.
O auge foi atingido em 1861 quando cidade de Eldorado (hoje Nelson) estabeleceu uma reputação de ser grosseira e sem lei. Durante a Guerra Civil Americana, desertores dos exércitos da União (Norte) e da Confederação (Sul) desertavam e se escondiam por lá, esperando que um local tão isolado, no meio do deserto fosse o último local onde as autoridades militares os procurariam. O local chegou a ter 15 campos de mineração estabelecidos e demarcados. O ponto principal de chegada ficava a cerca de 12 km de distancia nas margens do Rio Colorado, onde um vapor chamado Colorado City atracava trazendo aventureiros e levando desiludidos pela promessa de riqueza fácil. Este ponto hoje é conhecido por Landing Cliff Jumping. A outra opção de se chegar lá era em carroças das caravanas que tinham que atravessar os territórios índios, que nem sempre tinham sucesso. Somente com a chegada da ferrovia em 1095 passando próxima a cidade, acabou a necessidade de barcos a vapor no Rio Colorado.
DICA: O local fica no meio do deserto de Mojave, e lembre-se que o clima do deserto é bem hostil em todos os sentidos. No versão faz calor de mais de 45C e no inverno chega a nevar. Portante use roupas adequadas para cada época.
Entre as primeiras minas estabelecidas estava Techatticup Mine, no meio do canyon a cerca de 5 minutos caminhando do centro de Nelson. Esta mina, pela riqueza que produzia na ordem de alguns milhões de dólares em ouro, prata, cobre e chumbo, gerou vários conflitos e desentendimentos sobre a propriedade, a administração e disputas trabalhistas que resultavam em duelos arbitrários e frequentes como mostrados nos filmes. As minas da região do Eldorado Canyon estiveram ativam entre 1859 e 1945. Hoje é possível visitar a minha através de um tour guiado onde poderá ver veios de cristal de quartzo onde o ouro e a prata estavam incrustados. O tour tem a duração de cerca de 1 hora. No interior da mina, o ar é pesado devido a pouca ventilação e frio, piorando durante os meses de inverno.
CUIDADO: Ao explorar o local e arredores, use sapatos fechados ou botas ou tenis em boas condições e tenha cuidado com poços de ventilação e entradas de minas abertas. Não aventure por locais não autorizados.
A cidade mudou de nome, recebendo o nome de Nelson em homenagem a Charles Nelson, um líder de mineiros que foi morto em sua casa, junto com outras 4 pessoas da sua família, em 1897 por um índio renegado e sanguinário conhecido por Avote.
O local é suscetível ao transbordo do Rio Colorado, porem o local da cidade esta localizada em um ponto mais alto nao sendo afetada, longe dos canais de inundação delineados ao longo dos anos. A comunidade é escassamente povoada e consiste basicamente em ranchos particulares, uma empresa de passeios fluviais e tours pela mina e uma empresa de mineração. O ponto de referencia da cidade é um antigo posto de gasolina da Texaco, que foi usado como local de filmagem para vários filmes, incluindo 3000 Milhas Para o Inferno (3000 Miles to Graceland) estrelado por Kurt Russel, Kevin Costner e Courteney Cox.
ATENÇÃO: A região localizada no meio do deserto possui um ecossistema de animais peçonhentos que inclui cobras cascavel, aranhas e escorpiões que se escondem entre as pedras e nos escombros das sucatas espalhadas.
Visitar Nelson é um passeio que leva o visitante a entrar em uma máquina do tempo e ao cenário de filmes de bang-bang, onde ocorriam duelos. As sucatas de carros antigos abandonados e a decoração (!!!???) no interior das casas espalhadas ao longo da única rua que cruza a região remetem ao século passado.
O principal construção da cidade é o Centro de Visitantes, onde há banheiros, uma lanchonete e uma loja de souvenirs, tudo comandado pela única família que ainda vive na região. Eles são receptivos e gostam de conversar sobre a história da cidade e o que visitar.